Quando temos uma perda de colágeno, nossas articulações podem se sentir rígidas, doloridas e inchadas. Isto é devido ao fato de que o colágeno é uma substância gelatinosa que liga os nossos ossos e permite que eles se movam sem esforço, sem dor. Estudos sobre a eficácia dos suplementos de colágeno na artrite reumatoide têm resultados mistos. No entanto, um estudo duplo-cego de 2009 descobriu que o colágeno não digerido melhorou a dor dos participantes, rigidez. Outro estudo publicado no International Journal of Medical Sciences descobriram que as pessoas com dor nas articulações na osteoartrite tratados com colágeno tipo 2 mostraram melhorias significativas nas atividades diárias, como subir escadas, aumentando ou sono e uma melhoria geral na qualidade de vida.

Colágeno

Junto com a elastina, o colágeno é considerado o principal componente dos tecidos conjuntivos, especialmente a pele.

Descrição da Substância

O colágeno é a proteína que tem maior preponderância nos tecidos humanos, assim como nos mamíferos (cerca de 30% da proteína total). É o elemento estrutural que conecta tecidos conjuntivos, tendões, ossos, cartilagem, pele e todas as membranas de organismos vertebrados.

De um ponto de vista químico, a molécula de colágeno produzida pelos fibroblastos (células que formam o tecido conjuntivo) consiste em três proteínas reticuladas (cerca de 1400 aminoácidos). Tal estrutura é responsável pela força e flexibilidade da cartilagem.

O colágeno e o ácido hialurônico são encontrados em alta concentração nas cartilagens, ossos, tendões e ligamentos, cada um dos quais tem um papel bem definido. O colágeno tem o papel de manter a firmeza e a flexibilidade dos tecidos, e o ácido hialurônico tem uma função de hidratação.

Pesquisas recentes demonstraram a eficácia do ácido hialurônico na pele, contribuindo para o seu alisamento e hidratação. Por esse motivo, os benefícios que esse componente pode trazer para os cosméticos são múltiplos.

O ácido creme é uma substância eficaz para a pele preencher as lacunas entre as fibras de colágeno e a elastina e, assim, as rugas são borradas.

Quando temos uma perda de colágeno